Mestrado em Sistemas de Energia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Noticia - Sócrates reafirma «aposta clara» do governo nas re

Ir para baixo

Noticia - Sócrates reafirma «aposta clara» do governo nas re Empty Noticia - Sócrates reafirma «aposta clara» do governo nas re

Mensagem  Ana Matos Ter Dez 04, 2007 1:40 pm

O primeiro-ministro sublinhou a «aposta clara» do governo nas energias renováveis, considerando que o pais viveu hoje um «momento de viragem» com a inauguração em Viana do Castelo da primeira fábrica de um cluster eólico.

«A partir de hoje, Portugal tem capacidade para produzir aerogeradores, tem um cluster industrial na área da energia eólica e isso faz toda a diferença. Produzimos aqui o que antes importávamos do estrangeiro», disse José Sócrates.

Segundo o primeiro-ministro, este cluster está a nascer em Viana do Castelo «graças à aposta clara do governo nas energias renováveis», nomeadamente na que é produzida a partir do vento e da água.

«Portugal tem hoje uma imagem determinante ligada às energias renováveis», frisou Sócrates, sublinhando que o país pretende chegar a 2010 com 45 por cento de energia consumida assegurada por fontes alternativas.

José Sócrates inaugurou hoje em Viana do Castelo uma fábrica de pás de rotor, num investimento de 40 milhões de euros, que deverá empregar a curto prazo 510 pessoas.

Nesta deslocação, o primeiro-ministro procedeu também ao lançamento da primeira pedra de uma fábrica de torres de betão, outra de mecatronica e uma terceira de aerogeradores.

Estas três unidades industriais deverão estar concluídas até ao final de 2008.

Estes investimentos são assegurados pelo consórcio Eólicas de Portugal, constituído pela EDP, Finerge, Generge, TP-Térmica Portuguesa e pela Enercon, e que foi o vencedor do concurso para a instalação de 1.200 megawatts de potência eólica.

No total, o consórcio vai construir cinco fábricas em Viana do Castelo, que criarão cerca de 1.200 postos de trabalho directos.

«Este cluster coloca Portugal na liderança do que é inovação tecnológica em termos de energia eólica», frisou José Sócrates.

O consórcio Eólicas de Portugal propõe-se investir 1.750 milhões de euros até 2011 e criar 1.800 postos de trabalho directos em regiões desfavorecidas do país, com a construção de sete fábricas de raiz, que abrirão até Agosto de 2008, e a instalação de 48 parques eólicos.

Além das cinco fábricas de Viana do Castelo, as outras duas unidades estão projectadas para Sever do Vouga (secções metálicas para torres de betão) e Braga (armaduras de ferro).

http://www.energiasrenovaveis.com/html/canais/noticias/noticias.asp
21/11/07

Ana Matos

Mensagens : 16
Data de inscrição : 25/10/2007
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos