Mestrado em Sistemas de Energia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Proposta da ERSE pode ser inviável

Ir para baixo

Proposta da ERSE pode ser inviável Empty Proposta da ERSE pode ser inviável

Mensagem  Ana Matos Sex Dez 07, 2007 5:35 pm

Sucederam-se, ontem, as críticas à proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) de imputar ao consumidor os custos com a substituição dos actuais contadores por um sistema de telecontagem. PS, CDS-PP e Deco - Associação de Defesa do Consumidor consideram que os custos da operação devem ser suportados pela EDP.

O deputado e líder do PS/Porto, Renato Sampaio, acredita que é possível impedir que sejam os consumidores a pagar o custo dos novos contadores. Para tal, pediu ontem ao presidente da bancada socialista, Alberto Martins, para agendar com urgência um projecto-lei que elaborou e que já foi aprovado na generalidade, segundo o qual "os custos inerentes aos aparelhos de medição devem ser suportados pela entidade fornecedora de serviço".

De acordo com Renato Sampaio, é possível que o diploma fique completamente aprovado até ao final do ano. Se assim for, a execução da proposta da ERSE ficará impedida por lei. "Vou pedir a Alberto Martins para avançar rapidamente com isto, porque se o projecto de lei for aprovado depois da substituição dos contadores será complicado compensar os consumidores", explicou ao JN, exortando o Governo a não aceitar uma proposta que, na prática, "acabaria por configurar uma verdadeira taxa fixa e permanente".

Já o CDS-PP pediu a audição do presidente da ERSE, para que Vítor Santos dê esclarecimentos sobre "mais uma taxa" a cobrar aos consumidores. "O CDS não é indiferente à criação de mais uma taxa. Parece que todos os dias são lançadas taxas", disse Pedro Mota Soares. Segundo o deputado, a ERSE deve explicar por que lança mais esta taxa, quando não está sequer terminado o processo de devolução da caução dos velhos contadores, que se "arrasta há cerca de 10 anos".

Também a Deco defendeu, ontem, que deve ser a empresa a suportar os custos da substituição. Sendo as alterações dos contadores uma antecipação do Mercado Ibérico e Electricidade, não faz sentido que em Portugal sejam os consumidores a pagar, quando, em Espanha, o Governo deu indicações para que o custo seja suportado pelos operadores, explicou Luís Pisco. O ministro da Economia, Manuel Pinho, afirmou ontem que o Governo apenas vai avançar com projectos-piloto e considerou o custo "muito exagerado", tendo em conta que "é um terço do investimento na OTA".

http://jn.sapo.pt/2007/12/07/economia_e_trabalho/proposta_erse_pode_inviavel.html
07/12/2007

Ana Matos

Mensagens : 16
Data de inscrição : 25/10/2007
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos