Mestrado em Sistemas de Energia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

União Europeia quer incentivar armazenamento subterrâneo de

Ir para baixo

União Europeia quer incentivar armazenamento subterrâneo de Empty União Europeia quer incentivar armazenamento subterrâneo de

Mensagem  Jacinto Barbosa Qui Dez 06, 2007 2:22 pm

A Comissão Europeia quer incentivar o armazenamento subterrâneo do dióxido de carbono emitido pelas centrais de combustão de energia fóssil, noticia a edição de amanhã do jornal “Financial Times Deutschland”.

O objectivo é facilitar a utilização generalizada desta tecnologia, sobretudo na produção de electricidade a partir de combustíveis fósseis, segundo jornal que afirma ter uma cópia de um projecto de Directiva que vai nesse sentido.

Este projecto pode significar que a Comissão reconhece que não é suficiente poupar energia e recorrer às renováveis para atingir uma redução de 20 por cento nas emissões de dióxido de carbono até 2020.

A União Europeia quer incentivar as grandes centrais a carbono a instalarem infra-estruturas de captura e armazenamento de gases com efeito de estufa. Assim, estes gases não serão contabilizados para o cálculo de emissões da empresa, o que lhe permite economizar os custos do direito a poluir.

O projecto europeu deverá ser apresentado no final de Janeiro, no âmbito de um pacote de legislação energética para reduzir as emissões de dióxido de carbono, revela o “Financial Times Deutschland”.

A tecnologia de captura e armazenamento de dióxido de carbono existe e vários projectos já foram concretizados. A Alemanha é o percursor nesta matéria: no Verão passado, uma experiência a larga escala foi lançada a 40 quilómetros de Berlim, onde, em dois anos, cerca de 60 mil toneladas de dióxido de carbono foram armazenadas a 800 metros de profundidade.

No entanto, a técnica continua a ser muito cara: pelo menos 40 euros por tonelada de dióxido de carbono sequestrada. A título de comparação, no mercado europeu de carbono, as empresas que ultrapassaram a sua quota de emissões pagam dois euros por tonelada pela poluição que causam.

Comissário europeu quer “tratamento especial” para as indústrias mais emissoras

Hoje, o comissário europeu para a Indústria, Günter Verheugen, defendeu um “tratamento especial” para as empresas mais emissoras para não prejudicar a competitividade europeia.

“Existe consenso para dizer que as indústrias fortemente consumidoras de energia requerem um tratamento especial”, salientou o comissário na apresentação das conclusões de um grupo de trabalho de industriais e organizações não governamentais que há dois anos têm reflectido sobre a adaptação das indústrias à luta contra as alterações climáticas.

Este “tratamento especial” deverá aplicar-se às indústrias de alumínio, cimento, pasta de papel e talvez do aço, precisou o comissário.


30.11.2007

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1312383&idCanal=92

Jacinto Barbosa

Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos