Mestrado em Sistemas de Energia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maior central fotovoltaica do mundo construida em Lisboa

Ir para baixo

Maior central fotovoltaica do mundo construida em Lisboa Empty Maior central fotovoltaica do mundo construida em Lisboa

Mensagem  Carlos Sousa Qui Dez 06, 2007 2:20 pm

O Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL) vai construir no próximo ano uma central solar fotovoltaica, "a maior do mundo em ambiente urbano", que produzirá energia para abastecer 3.000 lares, disse à Lusa o presidente da empresa.

A empresa gestora do MARL (MARL SA), vai adjudicar, até ao final deste ano, a construção e exploração de uma central solar fotovoltaica, a construir nas coberturas dos edifícios do mercado, disse à Lusa Rui Serôdio, presidente do conselho da administração da MARL SA.
A primeira fase do concurso de adjudicação iniciou-se em 2006 e englobou nove projectos de cinco entidades.
Em Novembro deste ano, a MARL SA seleccionou três propostas para avançarem para a segunda fase do concurso, recaindo a escolha nos projectos da EARTHLIFE (ligada ao presidente da Associação de Empresários Portugueses, Ludgero Marques), e dos consórcios DALKIA/EDIFER/FDO/RR e FOMENTINVEST (ligada ao empresário Ângelo Correia)/CAIXA CAPITAL/GLOBAL SOLAR FUND.
Até ao final deste ano, a MARL SA vai escolher, entre os três concorrentes finais, o projecto e a entidade a quem vai ser entregue a tarefa de construir e explorar a central solar, num processo em que o "critério financeiro vai ser importante" para a decisão final, explicou Rui Serôdio.

O investimento previsto para o projecto ronda os 30 milhões de euros e a concessão da exploração será de 25 anos.

A potência instalada será de seis mega-watts, o que corresponde ao "abastecimento em energia solar a mais de três mil lares, cerca de 12 mil pessoas", informou a empresa.

"A MARL SA teve este projecto em carteira durante algum tempo", disse o presidente da entidade, mas a empresa "não estava capitalizável" ao ponto de conseguir avançar, sozinha, com o investimento na infra-estrutura.

A solução para o projecto se concretizar passou então pela constituição de uma nova empresa, a MARL Energia Lda, ligada à MARL SA e com o objectivo de explorar a nova central solar e vender a energia produzida à rede de média tensão da EDP.

Depois de adjudicado o empreendimento, a MARL SA vai "vender 95 por cento da participação na MARL Energia à entidade vencedora", restando "cinco por cento na posse" da empresa gestora do mercado, confirmou à Lusa Rui Serôdio.

O valor que a MARL SA encaixará com a venda da MARL Energia ainda não está definido, já que, como salientou o presidente da empresa, serão feitos "três negócios em um", com a MARL SA a obter dividendos de três formas diferentes.

Numa primeira fase os lucros vão provir da venda da MARL Energia, num "valor que terá de ser superior aos custos dispendidos para a criação da empresa", afirmou Rui Serôdio.

Noutra fase, "as condições comerciais do empreendimento" vão permitir, no futuro, obter mais ganhos.

Estes ganhos vão provir da "ligação comercial entre o MARL SA e a entidade que vai explorar a central" (ambas estão integradas na mesma empresa, a MARL Energia), e "através do contrato de arrendamento das coberturas dos edifícios no mercado abastecedor", mencionou Rui Serôdio.

Numa terceira e última fase, os proveitos financeiros vão advir de "uma percentagem da facturação da energia que vai ser enviada para a rede de média tensão da EDP".

A conservação e manutenção das infra-estruturas vai estar a cargo da MARL Energia, tal como as construções destinadas à exploração e gestão do sistema.

Rui Serôdio garantiu ainda que todas as medidas "foram tidas em conta" para que as coberturas dos edifícios do mercado aguentem as estruturas, destinadas à central solar, que aí vão ser instaladas.

"Foram feitos estudos, pelas várias entidades a concurso, para o reforço das coberturas", finalizou.

A licença para a construção da central solar fotovoltaica foi adquirida a 12 de Dezembro de 2006, junto da Direcção Geral de Energia, tendo sido dados ao MARL Energia, que foi constituída no início de Maio deste ano, dois anos para colocar a central em funcionamento.

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=310992&visual=26&tema=1

Carlos Sousa

Mensagens : 8
Data de inscrição : 10/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos