Mestrado em Sistemas de Energia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Electricidade sem fios

2 participantes

Ir para baixo

Electricidade sem fios Empty Electricidade sem fios

Mensagem  Hugo_Moutinho Seg Dez 10, 2007 6:32 pm

Cientistas americanos conseguiram transmitir, com sucesso, electricidade entre dois aparelhos sem o uso de cabos ou fios. A experiência, realizada por investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e publicada na revista científica ‘Science’, resultou no acender de uma lâmpada de 60W localizada a dois metros de distância da fonte de energia.

Segundo os cientistas, a tecnologia ‘WiTricity’ (ou electricidade sem fios, em tradução livre do inglês), vale-se de elementos básicos da física e pode ser utilizada noutros aparelhos, como computadores portáteis. Segundo John Pendry, do Imperial College London, que assistiu aos testes, “não há nada nesta tecnologia que impedisse que fosse inventada 10 ou 20 anos atrás”.

Em 2006, os cientistas já tinham desenvolvido uma teoria acerca desta tecnologia, embora esta tivesse sido a primeira vez que foi testada em experiências. De acordo com os cientistas, o sistema funciona através de um campo magnético entre duas bobinas de cobre, uma na fonte de energia e outra no aparelho electrónico (a lâmpada, no caso desta experiência). A lâmpada foi acesa mesmo quando foram colocados objectos entre ela e a fonte de energia.

Esta descoberta faz prever que em breve os telemóveis e outros aparelhos electrónicos possam receber energia sem necessidade de estarem ligados à corrente eléctrica, refere a Lusa. De acordo com uma artigo publicado quinta-feira na Science Express, uma publicação online da Science, o conceito de envio de energia através da rede sem fios não é novo, mas até agora a sua utilização em larga escala tem sido considerada ineficaz, uma vez que a energia electromagnética gerada iria irradiar em todas as direcções.

Contudo, no Outono, um cientista do MIT, Marin Soljacic, descobriu a maneira de fazer a transferência de energia recorrendo a ondas electromagnéticas definidas. A chave é fazer com que o aparelho fornecedor e o receptor comuniquem na mesma frequência de modo a receber a energia de forme eficiente, sem a perda até agora considerada.

O princípio é idêntico àquele que permite a um cantor de ópera partir um copo de vidro com a voz, desde que o objecto esteja a comunicar na mesma frequência daquela voz. O avanço agora conseguído no MIT tem a ver com o facto de pela primeira vez se conseguir a transferência eficaz da energia, sem perdas.

Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts conseguíram fazer acender uma lâmpada de 60 watts colocada a dois metros da fonte geradora de energia. «Foi uma experiência excitante. O processo utilizado é fácil de reproduzir. Não custa nada regressarmos ao trabalho no laboratório e reproduzir o processo sempre que quisermos», comentou Marin Soljacic.

A descoberta permite pensar num futuro próximo em que os aparelhos funcionem sem necessidade pilhas, evitando os problemas associados à sua reciclagem e aos efeitos nocivos dos químicos tóxicos de que são feitas. No entanto, os cientistas ainda têm muito que trabalhar pois o processo desenvolvido no MIT é eficaz a 40-45 por cento, ou seja, a maior parte da energia gerada pela fonte emissora não chegou à lâmpada.

Hugo Moutinho Nº 1010707

Hugo_Moutinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 25/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Electricidade sem fios Empty Re: Electricidade sem fios

Mensagem  Alexandre Ter Dez 11, 2007 5:08 am

sinceramente esta notícia não diz nada....

quando eu tinha uns 15 anos fiquei preplexo com uma escova de dentes eléctrica que carregava sem ter nenhum contacto eléctrico. Não tinha mesmo e podia-se usar a dita escova enquanto se tomava banho. Advinhem... a base onde ela encaixava para carregar tinha a forma dum anel que ficava à sua volta. Wink

Aos 23 anos acendi um lampada florescente no laboratório da South University of Denmark sem qualquer contacto eléctrico. Porque eles têm um laboratório com uma gaiola de faraday, pode-se trabalhar com alta tensão e criando um ponto com um enorme potencia eléctrico cria-se também um gradiante eléctrico no ar.
A lâmpada em questão tinha os seus contactos eléctricos postos na prependicular face à localização do ponto de potencial muito elevado. Com o comprimento da lâmpada, e a uma distancia de +/- 4 metros, a lampâda acendeu sem qualquer contacto físico.

Afinal Erasmus não é só festas e miudas. Tb é, mas não é só ! .

study

Giro, mas nada de novo

Alexandre

Mensagens : 30
Data de inscrição : 19/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Electricidade sem fios Empty Re: Electricidade sem fios

Mensagem  Alexandre Ter Dez 11, 2007 5:11 am

ah... lembrei-me agora que aqui à tempos ouvi falar numa teoria de um professor da Universidade do Minho, onde ele apresentava os cálculos matemáticos para se transportar eletricidade entre os (creio que) três cabos de alta tensão. Assim por alto ele aproveitava o campo magnético das correntes a passar nos outros cabos e criava um canal por onde passava o cabo "invisivel".

Eu era mt novinho tb aqui e não sei mais detalhes. Se alguém estiver muito interessado posso tentar saber o nome do Professor.

Alexandre

Mensagens : 30
Data de inscrição : 19/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Electricidade sem fios Empty Re: Electricidade sem fios

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos