Mestrado em Sistemas de Energia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LeaderOeste apresenta projectos de poupança energética para

Ir para baixo

LeaderOeste apresenta projectos de poupança energética para Empty LeaderOeste apresenta projectos de poupança energética para

Mensagem  Carlos Sousa Sex Dez 07, 2007 10:09 pm

LeaderOeste apresenta projectos de poupança energética para região Oeste

A redução dos custos com a iluminação pública em dois municípios e a produção de energia para a EDP a partir das empresas da região Oeste são os objectivos dos projectos apresentados hoje pela associação LeaderOeste.
A Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste, LeaderOeste, tem concluídos dois projectos que vão avançar nos concelhos do Cadaval e do Bombarral, para reduzir o consumo de energia na iluminação pública entre os 30 e os 40 por cento.
O coordenador da LeaderOeste, José Coutinho, explicou hoje que o projecto está em fase de experiência e consta da colocação de reguladores de fluxo luminoso em 10 postos de transformação que permitirá a redução do consumo de energia até 40 por cento.
Trata-se de um sistema que garante a estabilidade do fornecimento de energia e o aumento da longevidade das lâmpadas até ao dobro do seu tempo de vida útil, informou o responsável.
- A solução técnica encontrada consiste na obtenção da melhor intensidade de luz em função da necessidade de ocupação dos espaços públicos, ou seja, haverá maior intensidade de luz nas horas em que existam mais pessoas na rua.
- O segundo projecto hoje apresentado na Câmara do Cadaval é a colocação de lâmpadas de LED (díodos emissores de luz) em 60 sistemas de controlo de tráfego (semáforos) nestes dois concelhos.
José Coutinho disse que se trata da "substituição de 200 lâmpadas por outras de maior rendimento que permitem uma poupança de 12 mil euros logo no primeiro ano".
"Garante maior segurança, melhor distribuição luminosa, aumento da durabilidade (dos equipamentos) e uma redução de energia superior a 80 por cento", especificou.
- Um outro projecto, o de produção descentralizada de energia - microgeração, envolve parcerias com 15 entidades locais, essencialmente cooperativas agrícolas, associação de produtores florestais e uma escola profissional.
O projecto prevê a instalação nas empresas de sistemas que vão gerar energia para ser vendida à EDP.
- O último projecto apresentado hoje consta da produção de energia a partir da instalação de uma microhídrica no perímetro de rega das baixas de Óbidos, em 2009, para aproveitamento de água da barragem.
Os projectos da área energética da LeaderOeste estão orçados em cerca de 3 milhões de euros e surgem no âmbito da iniciativa Leader integrada nos programas de desenvolvimento rural financiados pelo FEADER (Fundo Europeu de Apoio à Agricultura e Desenvolvimento Rural).
O desenvolvimento técnico dos projectos contou com o apoio da Agência para a Energia - Adene com quem a LeaderOeste estabeleceu hoje um protocolo para a promoção da sustentabilidade energética da região Oeste.
A LeaderOeste é uma associação de desenvolvimento regional que elabora projectos em várias áreas que vão desde a agricultura ao comércio ou à preservação do património.

Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2007-12-07

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=312356&visual=26&rss=0

Carlos Sousa

Mensagens : 8
Data de inscrição : 10/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos